sexta-feira, 27 de março de 2009

Hora do Planeta

Hoje estive pensando sobre "A Hora do Planeta". Bem a essa altura todos já devem saber que está é uma campanha para que se apaguem as luzes por 1 hora entre 20:30 até 21:30 do dia 28 de março.
Acho que está campanha poderia ser mais reflexiva sobre nossa casa e a relação que temos com ela. Realmente é muito bonito uma ação global pensando no planeta mas será que realmente estamos refletindo sobre o nosso modo de viver? Já não é tempo de pensarmos sobre nossa civilização? Talvez não seja uma coisa de outro mundo pensar numa maneira diferente de viver. Ainda é tempo!
Pense bem: se todos nós consumirmos menos energia e os países assinarem 400 tratados e abaixarem suas emissões. E aí eu me pergunto? E a água vai ser limpa? E o solo vai deixar de se desertificar? E os transgênicos vão começar a aceitar a diversidade na natureza? E a agricultura vai deixar de ser totalitária para começar a aceitar outros paradigmas? E as grandes corporações vão passar a ter responsabilidades reais perante ao mundo e vão parar de devora-lo?
Tenho esperança! Sonho todo dia! Mas realmente e infelizmente constato aqui com meu caro leitor que me parece que essa campanha "A Hora do Planeta" quer só tapar o sol com a peneira! Não é cômodo demais achar que nesse sistema capitalista podemos realmente conviver em paz com nossa casa e prosseguir em paz? Ou indo mais fundo nesse sistema civilizatório que não permite que as outras espécies tenham chance de evoluir que nem nós tivemos?
Fiquem com uma pequena animação para reflexão.

Direção: Chris Stenner, Arvid Uibel e Heidi Wittlinger
Produção: Filmakademie Baden-Wüerttemberg
Alemanha / 2001 / 8 min.12 seg.

Prêmio Especial do Júri Anima Mundi 2002.
Indicação ao Oscar de "Melhor Curta-Metragem em Animação" - 2003

http://www.youtube.com/watch?v=1zyLfEFAxoc

(Agora funcionando)

2 comentários:

  1. Ótima reflexão. Concordo plenamente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Para mim essa questão de apagar a luz durante uma hora um dia do ano é semelhante ao que vemos com a democracia ou o feminismo do dia das mulheres, ou o dia do indio, etc.
    São atitudes de caráter apelativo que servem mais para deixar as consciências leves do que realmente provocar algum tipo de mudança.
    Plante um árvore no dia da árvore, dê uma flor para uma mulher no dia da mulher, faça uma fantasia de índio para o seu filho no dia do índio ou apague a luz, que assim você pode continuar consumindo o mundo e agindo da mesma maneira no resto do ano.
    Ainda assim um otimista como eu diria, pelo menos algumas pessoas que nunca pararam para pensar nisso durante a vida, neste dia pensaram, e esse momento pode ter mudado, pelo menos um pouco o hábito desta pessoa.
    É necessária a luta diária, constante, e para os desatentos e acomodados são necessário os dias de alguma coisa.

    ResponderExcluir