quarta-feira, 13 de maio de 2009

Homem um Bicho Cultural

Talvez seja um ponto óbvio para muito mas vou contar um segrego aqui: nós não somos a única cultura deste mundo! Quando falo isso não quero dizer cultura carioca, cultura nordestina ou cultura brasileira. Falo desta nossa cultura amplamente difundida na Terra herança européia de uma longa história de genocídios (que ocorrem até o presente momento).

Apesar dos genocídios praticados ao longo da história do homem sedentário (10.000 anos), ainda podemos ver hoje em dia etnias de tribos isoladas no Acre, aborígenas na Austrália e tribos Africanas (além de muitos outras culturas). Essas culturas diferem de muitas maneiras da nossa e o que eu quero expor é o modo de vida e o seu tempo de existência. Nossa cultura como homem sedentário tem alguns milhares de anos, já a deles centenas de milhares de anos. A cultura desses povos segue uma lei básica da natureza evolutiva de todas as espécies: não exterminar nenhuma espécie e nem impossibilitar outra espécie de se alimentar. A nossa pratica uma agricultura totalitária e executa genocídios e extermínios de espécies.

Esse tema é amplo e polêmico por isso paro por aqui. Mas antes coloco uma questão. Será que nossa cultura é mais forte e por isso dominou as outras? Ou será que nesta curta história da nossa cultura ainda vamos sofrer grandes consequências, em resposta ao nosso modo de viver que quebrou algumas leis da natureza, nunca antes quebrada por nenhuma espécie ou cultura.

2 comentários:

  1. ai, eu tenho tanto medo das consequencias!

    ResponderExcluir
  2. Mais forte não diria, mas mais predatória com certeza... a inteligência de nossos antepassados em criar objetos e manipular a natureza em prol de uma vida mais calma, nos faz sofrer consequências globais, como as que estão chegando.

    Parabéns pelos textos e pelo blog.

    Visite-nos também
    www.biosferams.blogspot.com

    ResponderExcluir