sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Leonardo Boff

O bom velhinho existe e colocou de forma graciosa no ar, suas sabias palavras, no auditório da UFRJ. Tantos livros, palavras e idéias reunidos em uma pessoa só. Tanto conhecimento e humildade. Realmente um prazer e uma honra ouvir pessoas como ele (de fato escutar de forma sincera sempre é bom).

Um momento ficou guardado na minha cabeça. Leonardo Boff falou da necessária mudança de paradigma que precisamos tomar (e que já está ocorrendo!). Ele falou sobre um exemplo contado numa aula pelo professor Heisenberg (pai da física quântica) que marcou ele e em cima desses pensamentos precisa ser fundado o novo paradigma. O Prof. Heisenberg comentou que naquela mesa de madeira a sua frente, 1cm2 de sua matéria transformada em energia pura seria capaz de abalar o nosso sistema solar inteiro. Qual seria o impacto dessa informação para a ética de uma nova humanidade? A ciência acelera sua corrida cada vez mais, precisamos acelerar o processo de construção de uma nova ética, um novo paradigma, para que a nossa grande mãe Terra que nos abriga com tanta abundância possa nos ver como um ser querido!

Sobre os caminhos de um novo paradigma Leonardo Boff escreve no seu livro Saber Cuidar. "...as respostas vêm sendo formuladas concretamente pelo conjunto das pessoas que ensaiam práticas significativas em todos os lugares e em todas as situações do mundo atual. Portanto, não há um sujeito histórico único. Muitos são os sujeitos destas mudanças. Elas se orientam por um novo sentido de viver e de atuar. Por uma nova percepção da realidade e por uma nova experiência do Ser. Elas emergem de um caminho coletivo que se faz caminhando."

Bem fica a reflexão dos caminhos da nossa humanidade...

Um pouco das idéias do Boff em video (Para conhece-lo melhor vale a leitura de um de seus livros)