quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sonhos - O POVOADO DOS MOINHOS -

Trecho do filme Sonhos de Akira Kurosawa.

Sonhos
“Akira Kurosawa Dreams”

Viajante -- Qual o nome deste povoado?
Ancião -- Não tem. Só chamamos de "O Povoado". Alguns chamam de Povoado do Moinho.
Viajante -- Todos os habitantes moram aqui?
Ancião -- Não. Moram em outros lugares.
Viajante -- Não há eletricidade aqui?
Ancião -- Não precisamos. As pessoas acostumam-se ao conforto. Acham que o conforto é melhor. Rejeitam o que é realmente bom.
Viajante -- Mas, e as luzes?
Ancião -- Temos velas e óleo de linhaça.
Viajante -- Mas a noite é tão escura.
Ancião -- Sim a noite tem de ser assim. Por que a noite deveria ser clara como o dia? Eu não gostaria de não conseguir ver as estrelas à noite.
Viajante -- O senhor tem arrozais. Mas não tem tratores para cultivá-los?
Ancião -- Não precisamos. Temos bois e cavalos.
Viajante -- O que usa como combustível?
Ancião -- Lenha principalmente. Não achamos certo cortar árvores mas bastam aquelas que caem sozinhas. Nós a cortamos e a usamos como lenha. E, se você fizer carvão com a madeira poucas árvores gerarão tanto calor quanto uma floresta inteira. O esterco de vaca também é um bom combustível. Tentamos viver do modo como o homem vivia antigamente. É o modo natural de viver. Hoje em dia, as pessoas se esquecem de que elas são só uma parte da natureza. Destroem a natureza da qual nossa vida depende. Acham que sempre podem criar algo melhor. Sobretudo os estudiosos. Eles podem ser inteligentes mas a maioria não entende o coração da natureza. Eles só criam coisas que acabam tornando as pessoas infelizes. Mesmo assim, orgulham-se tanto de suas invenções. E, o que é pior, a maioria das pessoas também se orgulha. Elas as vêem como milagres. Idolatram-nas. Elas não sabem, mas estão perdendo a natureza. Não percebem que vão morrer. As coisas mais importantes para os seres humanos são ar limpo e água limpa e as árvores e plantas nos dão isso. Tudo está sendo sujado, poluído para sempre. Ar sujo, água suja, sujando o coração dos homens.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Homem um Bicho Cultural

Talvez seja um ponto óbvio para muito mas vou contar um segrego aqui: nós não somos a única cultura deste mundo! Quando falo isso não quero dizer cultura carioca, cultura nordestina ou cultura brasileira. Falo desta nossa cultura amplamente difundida na Terra herança européia de uma longa história de genocídios (que ocorrem até o presente momento).

Apesar dos genocídios praticados ao longo da história do homem sedentário (10.000 anos), ainda podemos ver hoje em dia etnias de tribos isoladas no Acre, aborígenas na Austrália e tribos Africanas (além de muitos outras culturas). Essas culturas diferem de muitas maneiras da nossa e o que eu quero expor é o modo de vida e o seu tempo de existência. Nossa cultura como homem sedentário tem alguns milhares de anos, já a deles centenas de milhares de anos. A cultura desses povos segue uma lei básica da natureza evolutiva de todas as espécies: não exterminar nenhuma espécie e nem impossibilitar outra espécie de se alimentar. A nossa pratica uma agricultura totalitária e executa genocídios e extermínios de espécies.

Esse tema é amplo e polêmico por isso paro por aqui. Mas antes coloco uma questão. Será que nossa cultura é mais forte e por isso dominou as outras? Ou será que nesta curta história da nossa cultura ainda vamos sofrer grandes consequências, em resposta ao nosso modo de viver que quebrou algumas leis da natureza, nunca antes quebrada por nenhuma espécie ou cultura.

sábado, 2 de maio de 2009

Marcha da Maconha - Dia 9 de maio - Sabado - Posto 9 Ipanema - 15h

Eu apoio abertamente a legalização da maconha e você? Porque uma erva medicinal deveria ser proibida? Porque uma planta com ampla função industrial deveria ser proibida? Porque se gastar tempo, energia (dinheiro) com isso? Porque tanta hipocrisia? Porque tanta desinformação sobre o assunto? Porque tanto tabu? Penso que muitos setores da nosso sociedade estão ganhando com está ilegalidade. Por isso o debate não é interessante para estes indivíduos que só querem sugar a nossa já decadente sociedade. Cada vez mais vejo que precisamos nos mobilizar porque sem a mobilização não há mudança. Se esperarmos sentados nada muda! É preciso debater abertamente a questão. Informação antes do debate! Se informem e depois tomem um posicionamento.





Carta Aberta à Sociedade Brasileira
Sobre a necessidade de debater a maconha

Por, Sergio Vidal [1]

Visualizar em http://www.marchadamaconha.org/blog/carta-aberta-a-nacao-brasileira_742